Vasilha de barro própria para o uso em oferendas e despachos. Geralmente, é utilizado pelas religiões afro-brasileiras.
Líquido preparado com o suco de diversas plantas e que tem aplicação na firmeza de cabeça dos médiuns. É o principal banho para o ritual da “lavagem de cabeça”.
Simboliza segurança. É usado para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro e também para se livrar de perdas materiais.
Mundo espiritual onde vivem os orixás.
Axé representa força, ânimo, energia positiva. Mandar um axé para alguém é desejar que esta energia do Bem esteja sempre com a pessoa.
- Babalaô
Pai de Santo; Chefe de Terreiro (masculino). Segundo Eduardo Higa, “Babalaô significa ‘Pai do Segredo’ e é uma nomenclatura dada apenas aos Sacerdotes de Ifá. Pai de Santo, é Babalorixá”. A palavra Babalaô é também uma adaptação/derivação de “babalawo” da língua Yorubá, usada inicialmente em virtude de aportuguesamento de palavras estrangeiras por escritores e leigos em […] - Banho de descarrego
Banho preparado com ervas de acordo com o Orixá de cada indivíduo, para purificar e afastar vibrações negativas. - Bater cabeça
É um ritual de se direcionar até o congá e reverenciar os Guias e Orixás da Umbanda em frente ao altar, saudando-os.
- Cabeça-feita
Médium que já passou pelo ritual do Amaci. Médium desenvolvido, já cruzado no Terreiro, com seu Orixá de cabeça definido. - Cadinho
Cadinho ou Crisol é um recipiente em forma de pote, normalmente com características refratárias, resistente a temperaturas elevadas, onde se fundem materiais em altas temperaturas. - Cambono
Cambono ou cambone é o (a) auxiliar dos médiuns de incorporação e servidor dos Orixás. - Cordões energéticos
Os cordões energéticos são ligações eletromagnéticas que se estabelecem em nível espiritual; são ondas magnéticas projetadas por espíritos encarnados e desencarnados para diversas finalidades.
- Dar passagem
Ato do Orixá ou Guia deixar o médium (desincorporar) para que outra entidade nele se incorpore. - Defumação
É um processo em que se queima ervas e outros elementos naturais com o objetivo de energizar, afastar energias negativas ou neutralizar energicamente o ambiente através da fumaça. Também pode ser utilizado para defumar objetos (ex: guias) e os médiuns antes dos trabalhos de Umbanda. - Deidade
Conjunto de forças e/ou intenções que se materializam em uma divindade. A deidade é a fonte de tudo aquilo que é divino.
- Ebó
Oferenda para os Orixás e Guias para interceder no plano espiritual.
- Falange
São agrupamentos de espíritos/irradiações divinas que possuem a mesma vibração/afinidade. - Ferradura
Simboliza energia positiva e sorte. Representa também o esforço e o trabalho. Os ciganos a têm como um poderoso talismã que atrai boa sorte, fortuna e afasta a má sorte.
- Gira
Ritual aberto ou fechado em que os espíritos são incorporados na Umbanda.
- Laroyê
Laroyê ou laroiê é uma palavra de origem Yorubá que não possui uma tradução ao pé da letra em língua portuguesa. De forma aproximada, significa "olhai por mim", "me guarde". - Lua
Simboliza a magia e os mistérios e também o poder feminino.
- Mãe de Santo
É a líder do Terreiro. Sinônimos: ialorixá, madrinha ou apenas mãe. - Marafo
Marafo é a cachaça, pinga ou aguardente, como a conhecemos popularmente. O termo é usado pelos Caboclos, Pretos velhos e Exus na Umbanda. - Maria Mulambo
Maria Mulambo (ou Molambo) é o nome dado a uma irradiação da Linha das Pombagiras, entidades que se apresentam na Umbanda. São entidades do Bem, que trabalham o estímulo e o gosto pela vida. - Marola
Significa ondulação na superfície marítima, mas na Umbanda o termo também é encontrado como nome de Guias/Entidades. - Miasma
Miasma espiritual é uma vibração negativa que causa transtornos espirituais e mentais.
- Odu
A palavra Odu vem da língua Yorubá e significa destino. Cada homem (Ser) possui o seu destino, hora com passagem que se assemelham a de outros, mas sempre com alguma particularidade. - Ori
Palavra da língua Yorubá que significa literalmente cabeça, refere-se a uma intuição espiritual e destino. Ori é o Orixá pessoal, em toda a sua força e grandeza.
- Pemba
É um objeto presente desde os rituais africanos mais antigos que se tem conhecimento, utilizado em rituais, cerimônias, festas, reuniões ou solenidades que possuam cunho espiritual. Os médiuns e as Entidades Espirituais que atuam na Umbanda costumam desenhar pontos riscados com um giz de calcário, conhecido como Pemba. - Ponto cantado
São músicas ritualísticas com a finalidade de chamar, saudar e se despedir das entidades além de outras finalidades como bater cabeça. - Prana
Em sânscrito significa "sopro de vida".
- Sacudimento
Ritual com ervas para descarrego, cura e regeneração do espírito. O objetivo principal é reorganizar os padrões energéticos da pessoa ou ambiente. - Saravá
Assim como axé, finaliza conversas e tem conotação positiva quando pronunciada. Também pode significar "salve" ou "viva", por influência africana no idioma português.
- Taça
Simboliza união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Em casamentos ciganos, os noivos costumam tomar vinho em uma única taça, representando valor e comunhão eterna. - Terreiro
Também chamado de Tenda, Casa, Canzuá, Caricó, Templo ou Centro. É o local onde acontecem os rituais da Umbanda. - Trevo
É o símbolo mais tradicional de boa sorte. O trevo de quatro folhas é usado para atrair felicidade e fortuna. Quando se encontra um trevo de quatro folhas na natureza pode-se esperar boas notícias.
- Zé Pilintra
Ou também Zé Pelintra, é uma entidade das mais populares na Umbanda; teria sido o espírito de um malandro, de terno branco e gravata vermelha, arquetípica de negros cariocas dos anos 1940 e 50.
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